Profissionais

Equipe da UTI

A equipe da UTI é composta por profissionais com treinamento específico para ajudar na recuperação de pacientes criticamente enfermos. Como o paciente grave demanda por múltiplos cuidados de diferentes áreas da saúde, a equipe da UTI é composta por profissionais de diferentes especialidades: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, entre outros.

Médico Intensivista

Intensivista é o médico treinado e especializado para atendimento de pacientes internados em UTI. Suas habilidades incluem diagnóstico e tratamento de condições ameaçadoras à vida, bem como planejamento da reabilitação do paciente grave. Por ter a responsabilidade de coordenação das estratégias de cuidados do paciente crítico, é ele quem geralmente fornece informações aos pacientes e familiares sobre planos diagnósticos e terapêuticos.

Enfermeiro intensivista

Enfermeiro intensivista é o profissional especializado em cuidados de pacientes internados na UTI. Suas competências englobam cuidados de pacientes com necessidade de terapias avançadas de suporte de vida como ventilação mecânica, hemodiálise e administração contínua de medicamentos. Sob sua supervisão, encontra-se a equipe de técnicos de enfermagem. O enfermeiro intensivista pode orientar familiares sobre dúvidas a respeito de cuidados básicos do paciente internado na UTI (alimentação, banho, movimentação, cuidados com lesões de pele, entre outros).

Técnico de Enfermagem

Técnico de enfermagem é o membro da equipe de enfermagem incumbido dos cuidados básicos ao paciente internado na UTI. Entre os cuidados encontram-se a higiene, a alimentação, a administração de medicamentos e a monitorização de funções vitais.

Fisioterapeuta

As principais atribuições do fisioterapeuta na UTI são o planejamento e a execução de atividades de reabilitação do paciente grave. A atuação do fisioterapeuta ocorre de maneira precoce no paciente internado na UTI através da realização de fisioterapia respiratória, fisioterapia motora e atividades de movimentação.

Farmacêutico

A função do farmacêutico é cuidar do preparo de medicamentos e do controle de interações entre os tratamentos administrados ao paciente internado.

Nutricionista​

A papel do nutricionista é garantir a alimentação equilibrada e o aporte adequado de nutrientes necessários para recuperação do doente crítico. O nutricionista pode esclarecer aos familiares sobre dúvidas relacionadas à terapia nutricional do paciente internado.

Psicólogo

O psicólogo é o profissional que tem a função de fornecer apoio aos pacientes e seus familiares, garantindo um ambiente mais humano e personalizado durante a internação.

Assistente Social​

O assistente social tem a missão de orientar sobre serviços e recursos sociais e/ou programas de educação voltados para pacientes e familiares em situações de vulnerabilidade social. Este profissional pode auxiliar no planejamento e operacionalização da aquisição de recursos disponíveis para pacientes e familiares.

Outros Profissionais

Outros profissionais podem fazer parte dos cuidados dentro da UTI de acordo com a necessidade do paciente. Entre eles, cirurgiões, neurologistas, endocrinologistas, psiquiatras, nefrologistas, hematologistas, nutrólogos, consultores de bioética, pneumologistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e dentistas.