Quem Somos

O Projeto UTI Visitas é uma iniciativa que visa desenvolver, implementar e avaliar tecnologias voltadas para otimizar o cuidado centrado nas necessidades dos pacientes e seus familiares.

 

O projeto é conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre com o patrocínio do Ministério da Saúde via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e o apoio da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet). Uma das principais ações do projeto é a implementação e a avaliação do modelo de visitação familiar ampliada nas Unidades de Tratamento Intensivo. Mais de 40 UTIs de hospitais representativos das cinco regiões brasileiras contribuirão com sua experiência local para construção de um modelo de visita na UTI focado na humanização e na segurança do paciente.

Tradicionalmente, as visitas em UTIs brasileiras ocorrem em horários restritos, de uma a duas visitas por dia com duração entre 30 a 40 minutos. Contudo, estudos recentes apontam para maiores benefícios de modelos de visita ampliada, tanto para pacientes (conforto, menor incidência de sintomas de ansiedade e depressão, menor incidência de delirium) quanto para familiares (maiores taxas de satisfação e menor incidência de sintomas de ansiedade e depressão). O projeto UTI visitas propõe-se a influenciar a prática dos cuidados intensivos de modo a tornar o cuidado ao paciente mais humano e seguro.

 

 

Contato:
Escritório de Projetos PROADI-SUS do Hospital Moinhos de Vento
Fone: 51 – 35378897
email: regis.rosa@hmv.org.br