Visita Familiar Ampliada

Nas UTIs participantes do Projeto UTI visitas, existe a modalidade de visita ampliada ao paciente internado. Neste tipo de visita, até dois familiares próximos  podem se habilitar a permanecer até 12 horas por dia com o paciente.

Razões da Visita Familiar Ampliada

A visita ampliada objetiva humanizar o atendimento ao paciente criticamente enfermo através de uma assistência focada nele e sua família. A permanência do familiar pode ser benéfica para ambos, mas, principalmente, para aquele que está em tratamento.

Como Funciona a Visita Ampliada

Até dois familiares por paciente podem se habilitar a permanecer no local por até 12 horas por dia. Eles deverão, obrigatoriamente, passar por uma capacitação em boas práticas na visita ao paciente internado na UTI. Esta reunião ocorre diariamente nas UTIs participantes do projeto: informe-se sobre horários na recepção da UTI na qual seu familiar está internado.

Notas importantes:

* Importante lembrar que, mesmo que nenhum familiar habilite-se para a visita ampliada, ainda assim, será permitido a presença nos horários de visita social (informe-se na UTI na qual seu familiar está internado);

* O familiar não é obrigado a permanecer 12 horas com o paciente. Deve permanecer apenas o tempo que for possível dentro de suas possibilidades.

Benefícios da Visita Ampliada

O maior tempo de contato do paciente com seus familiares próximos em um momento tão difícil possui diversos potenciais benefícios:

Potenciais benefícios para os pacientes

* Redução do medo, estresse e ansiedade;

* Maior entendimento sobre sua saúde (o familiar pode contribuir para esclarecer o paciente sobre seu estado clínico);

* Melhor compreensão do paciente por parte da UTI (o familiar pode auxiliar a equipe da UTI a entender melhor o paciente).

Potenciais benefícios para os familiares

* Redução do medo, estresse e ansiedade;

* Maior entendimento sobre o estado de saúde do seu familiar internado.